O arquipélago de CaboVerde


Ainda pouco conhecido ao grande público, até agora fora dos grandes circuitos turísticos, o Cabo Verde é um pequeno país formado por dez ilhas (uma das quais inhabitada) situa-se a 500 km ao largo do Senegal. Afastamento este que contribuiu em criar uma cultura e um estilo de vida largamente insular de múltiplas influências. Por exemplo, não obstante a língua oficial ser a língua do colonizador português, no quotidiano fala-se o crioulo caboverdiano.

Nos últimos anos, antes da divulgação de algumas imagens de praias paradisíacas, era a música a melhor ambaixadora para apresentar o país ao mundo. A celebérrima "diva aux pieds nus" Cesária Evora abriu o caminho para numerosos artístas, encantando o público europeu e americano: Tcheka, Lura, Mariana Ramos, Teofilo Chantre, Mayra Andrade, Cordas do Sol, Gabriela Mendes, etc.


E o país merece mesmo ser conhecido: é um abrigo de paz, democracia e stabilidade política, que soube criar as condicões para um intenso desenvolvimento económico desde a sua independência conquistada no 1975: em 2008, Cabo Verde deixa a categoria de país pouco desenvolvido para avançar naquela de país a desenvolvimento médio. Uma verdadeira success-story apoiada pela sua diáspora, numericamente mais importante do que a população ficada no país.

 
As formalidades

  O visto de entrada é necessário. Normalmente entregue em 48 horas (ou uma semana por correio) através do Consulado de Cabo Verde do vosso país. Para o obter, é preciso se munir do vosso passaporte em curso de valididade e duma fotografia. Os preços varíam a segunda da formúla escolhida.

Os consulados:
Portugal
Embaixada da Republica
de Cabo Verde

Avenida do Restelo, nº 33
1449-025 Lisboa
Tel.: +351 213 041 440
Fax: +351 213 041 466
E-mail: info@embcv.pt
Web: > http://www.embcv.pt <

Serviços consulares:
Segunda a Sábado
das 9h00 às 14h00
E-mail: consulado@embcv.pt
Açores
Cônsul: Sr. Jâcome Bettencourt
Caminho Quinta da Estrela
1700-023 Angra do Heroísmo
Tel.: 295 332 842



 
Vacinas e duenças

  Nenhuma vacina obrigatória para entrar em Cabo Verde, a não ser que vocês venham do continente africano (fébre amarela).

Há poucos mosquitos no arquipélago, não há risco de paludismo; só alguns casos foram detectados em algumas regiões bem especificas da ilha de Santiago.

Desconselhado consumir àgua da turneira dado a àgua mineral ser facilmente reperível em qualquer comércio. Vocês poderão proveitar de todos os pratos sem nada temer dadas as boãs condicões higénicas.

Lembrem-se da protecção solar, o sol pode bater muito forte e pode resultar difícil encontrar prodúctos com um alto nível de protecção.


 
Clima & temperaturas

  Cabo Verde está influenciado por um clima tropical seco, muito seco: mesmo durante a estação húmida (desde julho até outubro), chove raramente (mas um pouco mais desde 2009). A estação seca é caracterizada por ventos muito fortes que são a felicidade dos apaixonados de wind-surf e do kite surf.

Não há tempestades nem tampouco inundações.

Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Aug Set Out Nov Dez
Mini
Maxi
Mar
20°C
25°C
23°C
19°C
25°C
°22C
20°C
26°C
21°C
21°C
26°C
22°C
21°C
27°C
23°C
22°C
28°C
25°C
24°C
28°C
25°C
24°C
29°C
26°C
25°C
29°C
27°C
24°C
29°C
27°C
23°C
28°C
26°C
22°C
26°C
24°C

A GOA não falta a água, mas convidamos os nossos hóspedes em tomar cosciência do valor deste bem extremamente precioso.



 
Diferença horária

  Fuso horário: tempo universal GMT-1. É uma hora menos do que em Portugal (quando são 13 horas em Lisboa é meio-dia em Cabo Verde), e duas horas quando entrar em vigor a hora legal.

 
Cambio

  Moeda oficial: o escudo caboverdiano, geralmente simbolizado por "$", ou por "ecv".

O Euro é aceite nas lojas e nos bancos. A taixa de câmbio fica por: 1 € = 110 escudos (precisamente 110,265 escudos).

Existem lojas que praticam uma taxa menos conveniente: 1 € por 100 escudos, talvez seja melhor trocar o vosso dinheiro no banco (a qual efectua, independentemente do montante, uma comissão aproximativa de 250 a 300 escudos).

Os cartões de crédito (unicamente VISA) são utilizãveis só nos bancos e nos grandes hoteis. Úteis principalmente para retirar dinheiro no banco ou nos distributores automáticos. Os cheques de viagem (American Express) também são aceites exclusivamente nos bancos.


 
As linguas

  Língua oficial: português, mas utiliza-se principalmente o crioulo caboverdiano, que presenta algumas variantes segundo a ílha.

De qualquer maneira, se vocês não perceberem o crioulo, tentem com a fórmula-mágica: o sorriso.

 
Indispensável levar consigo:

  Proteção solar (total)
Fato de banho (topless deconselhado)
Máquina fotográfica (com boa memória)
Óculos de sol
Chapéu ou lenço
Sandálias
Sapatos para caminhar (possivelmente já utilizados)
Pequena farmacia pessoal
Para os fumadores: no arquipélago encontram-se principalmente Marlboro vermelhas e Lights.

 
Os voos

  Desde Portugal, é possivel chegar em Cabo Verde com os aviões da TACV (companhia nacional), ou com a TAP : existem os aeroportos internacionais em ilhas de Sal, Santiago, Boa Vista e São Vicente. Desde 2011, as duas companhias propoem um voo Lisboa-São Vicente.

Mais informações sobre Cabo Verde no site Mindelo Infos (em francês)...


Todos os direitos reservados © residencial GOA - Realização Mic Dax (studio DurmiPtinzim)